PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

Sefaz mais próxima do contribuinte com Central de Relacionamento e auditoria em tempo real

Na próxima quarta-feira, 4, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas, Sefaz/AM,  dará início as atividades da Central de Relacionamento do Contribuinte com o objetivo de interagir com os representantes de pessoas jurídicas que apresentem inconsistências nas operações com o fisco estadual. 

A Sefaz/AM ampliou os canais de comunicação a fim de tornar ainda mais efetivos os serviços prestados. Os contribuintes receberão mensagens via SMS, e-mail ou por telefone quando o sistema atestar irregularidades como ausência da entrega de documentos no prazo devido ou recolhimento dos impostos. O alerta virá com uma orientação para que a ocorrência seja sanada. 

Sendo uma inovação, é possível que alguns contribuintes tenham uma falsa percepção de que a mensagem via e-mail seja um spam (mensagem indesejada). A Sefaz/AM recomenda que os textos sejam visualizados, pois conterão informações importantes para a vida operacional das empresas. 

O protocolo de segurança da secretaria impede o envio de mensagens com arquivos em anexo em PDF ou com a indicação de links para serem acessados. Caso o contribuinte, receba mensagens com essas orientações, deve desconsiderá-la. 

As ligações eletrônicas serão realizadas por meio de uma central com informativos rápidos e diretos. O contato eletrônico não permite interação por parte do contribuinte. Nos casos de dúvidas, a orientação é para que sejam utilizados os canais de comunicação interativos como e-mail para o Fale Conosco ou Plantão Fiscal. Além disso, a Central de Atendimento continua prestando esclarecimentos presenciais de segunda a sexta-feira de 8h às 14h. 

Os representantes legais de empresas também contam com a facilidade de se comunicar rapidamente com o fisco estadual pelo Domicilio Tributário Eletrônico (DT-e). Com senhas individualizadas, acessam um ambiente fiscal protegido onde podem dar entrada e consultar processos, além de anexar documentos; visualizar pagamentos efetivados ou débitos futuros; verificar notas fiscais de entrada ou saída etc. 

Auditoria em tempo real 

Neste mês de janeiro, a Sefaz/AM implementará a Auditoria em Tempo Real. O mecanismo tradicional de controle adotado pelo fisco foi aperfeiçoado. O novo sistema realiza multi cruzamentos simultâneos informando, automaticamente, inconsistências que fujam ao padrão operacional das empresas ou que possam gerar pendências sistemáticas como o acúmulo de dívidas referentes a impostos atrasados. 

Tão logo o auditor fiscal verifique a irregularidade on line, irá entrar em contato com a empresa fazendo as devidas considerações e indicando a maneira correta de se ajustar para se manter na legalidade. 

Os contatos realizados pelos auditores não tem o caráter punitivo no primeiro momento. A Sefaz/AM utilizará o sistema como forma de promover a regularização espontânea, que marca a relação fisco x contribuinte na maioria dos casos. Somente em situações pontuais, onde mesmo com os informes, o contribuinte continue omisso serão aplicadas as sanções cabíveis.

 

03/01/2017

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas