PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

Sefaz lança sistema "Busca Preço Amazonas" para ajudar o consumidor a economizar

A equipe da Secretaria de Estado da Fazenda apresentou à imprensa, na sexta-feira, dia 1º de setembro, na Sefaz/AM a ferramenta “Busca Preço Amazonas”,  que foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da Secretaria.

 

A ferramenta oferece um serviço gratuito de pesquisa dos preços praticados no comércio do Estado do Amazonas. Ao digitar o nome do produto ou alguma palavra-chave, o Busca Preço Amazonas realiza a pesquisa nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) armazenadas na Sefaz/AM. O sistema exibe a listagem dos produtos encontrados a partir do menor para o maior preço.

 

“O Busca Preço Amazonas obtém os preços a partir das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas no Amazonas e armazenadas na Sefaz/AM. Cada vez que uma NFC-e é emitida por um estabelecimento, o preço dos itens registrados na nota é inserido e atualizado no sistema”, ressaltou o secretário de Fazenda, Francisco Arnóbio Bezerra.

 

Preços atualizados

Por padrão são exibidos os preços de notas emitidas nas últimas 48 horas. No menu de opções, o usuário pode alterar o período da consulta de um dia até sete dias, podendo desta forma acompanhar os valores praticados.

 

A figura de um “foguinho” indica os preços das notas fiscais emitidas recentemente. Esta é a informação mais “quente” disponível pelo sistema. Como a atualização ocorre de hora em hora, é possível que o usuário do Busca Preço Amazonas se beneficie das promoções relâmpagos que acontecem, inesperadamente, em alguns estabelecimentos comerciais como supermercados. A informação neste caso pode ser uma grande aliada na economia doméstica.

 

“Quanto mais recente o preço coletado, maior a chance de ser o preço praticado no momento da consulta. Mas as informações exibidas não configuram, em nenhuma hipótese, anúncios por parte dos estabelecimentos emitentes, podendo haver alteração de preços ou indisponibilidade de produtos em qualquer momento posterior à emissão da nota fiscal”,  explicou Rodrigo Albuquerque, chefe do Detin.

 

Estruturação da ferramenta

A ferramenta virtual foi estruturada com base em soluções gratuitas similares projetadas pelas secretarias de Fazenda de Alagoas e do Paraná, que são interativas. O usuário pode fazer a consulta no computador, no notebook, no tablet ou pelo sistema web do celular.

 

A consulta pode ser feita nome ou palavra-chave do produto. “A base de dados da Secretaria para esta ferramenta congrega 20 milhões de itens coletados no prazo de uma semana. Diariamente, entram no sistema cerca de 700 mil NFC-e, que passam a compor este imenso banco de informações. A cada página, o sistema apresenta 12 preços de estabelecimentos com CNPJs diferentes. Optamos por esta forma para evitar que aparecesse na mesma página só estabelecimento de uma única rede de supermercados, por exemplo. O governo do Amazonas, por meio da Sefaz/AM disponibiliza o maior número de opções possíveis de empresas para o consumidor selecionar o que deseja comprar”, ponderou o secretário Executivo da Receita, Luiz Gonzaga Campos de Souza.

 

A ferramenta estará disponível para o consumidor na pagina da Secretaria na internet: sefaz.am.gov.br a partir desta quarta-feira. A equipe da Sefaz/AM já estuda novas versões onde será possível localizar estabelecimentos mais próximos do usuário ou montar listas de produtos favoritos. "O potencial de inovações para este serviço é muito grande. Estamos abertos a receber sugestões dos usuários por meio das mídias sociais da Sefaz a fim de tornar o sistema um instrumento cada vez mais poderoso a serviço da população", completou Luiz Gonzaga.

 

Instrumento De Cidadania

 

Busca Preço Amazonas é mais uma iniciativa da Sefaz/AM vinculada ao Programa Estadual de Cidadania Fiscal, que tem como carro-chefe a campanha Nota Fiscal Amazonense. "Esperamos que essa ferramenta seja mais um estímulo para que a população exija a nota fiscal em todas as suas compras. Quanto mais notas forem emitidas, mais completa e atualizada fica a pesquisa de preços", explicou o Coordenador do Programa, Augusto Bernardo Sampaio Cecílio. 

 

 

Identidade Visual Criada Por Estudante

 

A identidade visual do Busca Preço Amazonas, uma lupa que foca nos produtos comercializados no Estado foi criada por uma estudante de Design, filha de um funcionário da Sefaz/AM.

 

“Neste momento de contenção de despesas, desenvolvemos a ferramenta apenas com recursos humanos da Sefaz/AM. A identidade visual, no entanto, precisava do trabalho de um designer. Nosso colega Cesar Andrade desafiou a filha, estudante da área a nos ajudar. Isabella Andrade deu um show de criação. 0 resultado ficou tão bom que foi aprovado por toda a equipe e adotado imediatamente. O cachê dela não sairá dos cofres da Sefaz/AM, mas do aumento da mesada dada pelo pai”, brincou Rodrigo Albuquerque.

04/09/2017

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas