PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

CORECON VAI UTILIZAR O BUSCA PREÇO NAS LIÇÕES DE CONTROLE DO ORÇAMENTO DOMÉSTICO

Uma equipe do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) conheceu, na última sexta-feira (15), no Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM) as funcionalidades do Busca Preço Amazonas.

A ferramenta virtual pode ser acessada no endereço eletrônico buscapreco.sefaz.am.gov.br

e na página da Sefaz/AM, www.sefaz.am.gov.br. Lançado no início do mês de setembro, o sistema conquistou imediatamente o público amazonense, que tem consultado os valores de milhares de produtos e comprado nos estabelecimentos comerciais mais baratos. “O Detin tem registrado entre cinco e seis mil acessos diários. A procura deve aumentar a partir do momento em que os usuários começarem a divulgar as vantagens operacionais do Busca Preço”, enfatizou o diretor do Detin, Rodrigo Albuquerque.


O presidente do Corecon, entidade que promove serviços gratuitos para a sociedade como palestras de orientação sobre orçamento doméstico e formas de manter as contas pessoais em equilíbrio ressaltou que a ferramenta eletrônica será um importante instrumento para a sociedade. “O Corecon procura auxiliar a comunidade desenvolvendo, entre outras ações, as palestras sobre como não deixar o orçamento doméstico ultrapassar os limites prudenciais e como liquidar as dívidas, evitando as tentações apresentadas pelo comércio. O Busca Preço será um grande facilitador dessa tarefa de como evitar o endividamento desnecessário”, destacou Nelson Azevedo.


Como funciona a ferramenta

O Busca Preço Amazonas obtém os preços a partir das Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e) emitidas no Amazonas e armazenadas na Sefaz/AM. Cada vez que uma NFC-e é emitida por um estabelecimento, o preço dos itens registrados na nota é inserido e atualizado no sistema.

“O banco de dados da Secretaria concentra informações de mais de 700 milhões de notas fiscais eletrônicas e 3 bilhões de itens de produtos. O Busca Preço, no entanto, opera com as informações de cerca de sete milhões de NFC-e, porque sãos as mais recentes. O cruzamento com um universo menor permite a agilidade no processamento das informações. Até porque o que interessa ao consumidor é saber o valor que está sendo cobrado no momento da consulta e não há meses ou até anos atrás”, esclareceu César Andrade, Gerente de Desenvolvimento do Detin.

Por padrão, são exibidos os preços de notas emitidas nas últimas 48 horas. No menu de opções, o usuário pode alterar o período da consulta de um dia até sete dias, podendo desta forma acompanhar os valores praticados.

A figura de um “foguinho” indica os preços das notas fiscais emitidas recentemente. Esta é a informação mais “quente” disponível pelo sistema. Como a atualização ocorre de hora em hora, é possível que o usuário do Busca Preço Amazonas se beneficie das promoções relâmpagos que acontecem, inesperadamente, em alguns estabelecimentos comerciais como supermercados. A informação neste caso pode ser uma grande aliada na economia doméstica.



Palestras com o Busca Preço

O Corecon promove palestras em instituições de diversas zonas de Manaus para conscientizar a população a respeito do uso consciente do salário ou fonte de rendas adicionais, evitando dívidas e poupando para situações de emergência ou investimentos em bens de valor elevado.

“Recentemente, estivemos em um shopping da Zona Norte de Manaus. Tivemos um grande público composto de pessoas que querem sair das dívidas e voltar a consumir sem cair nas armadilhas das compras por compulsão. O Busca Preço será uma ferramenta valiosa para que as pessoas saibam onde podem comprar mais com menos dinheiro. Esperamos contar com o apoio da Sefaz durante estas palestras para ensinar o passo a passo da economia”, pediu o economista e conselheiro do Corecon, Martinho Luis Gonçalves Azevedo.

Participaram também do encontro Albertina Santana, gerente Executiva e Carla Ferreira Mendes, Assessora Jurídica do Corecon. A equipe assegurou que irá disponibilizar o link do Busca Preço Amazonas na página da instituição, www.corecon-am.org.br, a fim de contribuir com as pessoas que desejam continuar consumindo sem gastar mais.

 

18/09/2017

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas