PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

SEFAZ e o Fundo Estadual de Saúde executam nova gestão financeira para os recursos do SUS

 A Secretaria Executiva do Tesouro da SEFAZ, juntamente com a sua equipe de Tecnologia da Informação (TI), e o Fundo Estadual de Saúde implantaram uma nova metodologia de pagamentos para os recursos do SUS.

Esta nova gestão financeira consiste em otimizar ferramentas de tecnologia no sistema AFI para centralizar os pagamentos nas próprias contas do Sistema Único de Saúde (SUS),  evitando com isso a transferência para outras contas e, consequentemente, a necessidade de possuir diversas contas bancárias nas unidades de saúde.

 

Com esse novo procedimento houve  significativos benefícios como a melhoria da capacidade de programação do fluxo de caixa, redução da ociosidade de valores em contas bancárias, obtenção de melhores rendimentos, eliminação de diversos trâmites de recursos pela rede bancária, maior transparência dos recursos e melhoria nas fiscalizações.  Outros ganhos foram a eliminação de atividades manuais e das conciliações bancárias das unidades de saúde, fruto da extinção do uso de centenas de contas.

 

Conforme levantamento do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), apenas quatro Estados conseguiram implantar este procedimento no País: AM, DF, MS, PR, RS.

 

Atualmente, a SUSAM entrou para o novo procedimento. Este modelo de gestão faz parte também do projeto da integralidade da conta única do Poder Executivo, pois utiliza a mesma metodologia contábil no processo de pagamento da conta única, obedecendo ao princípio da unidade de caixa.

29/09/2017

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas