PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

SEFAZ PROMOVE SERVIÇOS PARA HOMENAGEAR OS SERVIDORES PÚBLICOS

Em comemoração ao dia do servidor público, celebrado em 28 de outubro, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) oferece serviços para os funcionários e familiares, nos dia 25 e 26 de outubro, das 9h às 13h, tanto no térreo do prédio sede quanto no subsolo.

Os serviços oferecidos pela Secretaria são aferição de pressão arterial, teste de glicemia e massagem relaxante. Esse ano o evento conta com um diferencial: a emissão da primeira e segunda via do RG. 

Pressão arterial

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a doença atinge, em média, 30% da população brasileira. Na terceira idade, afeta 50% das pessoas incluídas nesta faixa etária e está presente em 5% das crianças e adolescentes no país.

A hipertensão é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. No mundo, cerca de sete milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta.

“Esta é uma condição crônica em que a pressão exercida pelo sangue nas artérias se mantém elevada. Muitas pessoas possuem pressão alta durante anos, sem ter conhecimento disso.  Por isso, é sempre bom fazer exames de rotina. Na Sefaz, cadastramos os servidores hipertensos a fim de acompanhá-los, mantendo a pressão sobre controle e evitando os danos advindos da doença”, declarou Maurício Martins, estagiário de enfermagem da Assistência ao Servidor.

Glicemia

O teste rápido que mede a dosagem do açúcar no sangue está sendo realizado na entrada no prédio sede da Sefaz. Qualquer colaborador, familiar ou visitante pode realizá-lo desde que esteja em jejum. A restrição é feita para garantir que o resultado do exame seja confiável.

O teste é simples: uma gota de sangue extraída do dedo é suficiente para o exame. Em poucos minutos, a pessoa fica sabendo se está em risco, ou até mesmo, com suspeita de diabetes por causa do excesso de açúcar no corpo.

Os casos em que forem identificados a suspeita da doença serão encaminhados para atendimento nas unidades de saúde públicas.

A programação voltada para o servidor público encerrará na Sefaz, na próxima sexta-feira, dia 27, com a celebração de uma missa em comemoração e uma singela homenagem aos aposentados dos anos de 2016 e 2017, às 9h. 

25/10/2017

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas