PORTAL DO GOVERNO | FALE CONOSCO

ACESSIBILIDADE

 
 
Mapa do Site        
 


Principal > Portal de Notícias

SEFAZ ENCERRA CICLO DE PALESTRAS NO INTERIOR DO ESTADO

O Núcleo de Educação Fiscal (NEF) em conjunto com a Gerência de Arrecadação das unidades Descentralizadas (GARD) realizou, no dia primeiro de dezembro, a última palestra deste ano sobre Educação Fiscal no interior do Estado do Amazonas.

A palestra foi proferida pelos servidores da Agência da Secretaria de Estado da Fazenda de Itacoatiara, situada a 269 Km da capital: Rosa Paula Magalhães, Jociê Nogueira e Rodrigo Luiz. O evento reuniu cerca de 80 alunos do ensino médio da Escola Estadual Mirtes Rosa, localizada na Avenida Mario Andreazza.

Os alunos conheceram o mecanismo de recolhimento dos tributos e suas respectivas aplicações. Uma dúvida frequente da população em geral é se o Estado atrela os recursos públicos a um fim específico. Muitos motoristas acreditam, por exemplo, que ao recolherem oImposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o valor apurado será aplicado, exclusivamente, na pavimentação de vias públicas (ruas, avenidas e estradas).  

Os profissionais da Sefaz/AM explicaram que os recursos oriundos dos impostos são universalizados. O Estado recolhe e aplica conforme as suas prioridades, que é manter os serviços públicos como saúde, educação, segurança e promover investimentos de obras como urbanização, calçamento, saneamento básico e habitação, promovendo o bem-estar social.

De acordo com o gerente da GARD Joel Brito Moura, a previsão é que em 2018 sejam realizadas mais de 30 palestras sobre educação fiscal em escolas públicas estaduais e municipais do interior do Amazonas, onde a Sefaz/AM possui agências de arrecadação.  

“É de suma importância esse processo de conscientização dos cidadãos sobre a relevância dos tributos para a manutenção das atividades do Estado, pois sem eles nenhum desenvolvimento social seria possível.” Explicou Joel Brito Moura. 

06/12/2017

 









Secretaria de Estado da Fazenda
Av André Araújo, 150 - Aleixo - CEP: 69060-000
Fone: 2121-1600
© 2014 - Governo do Estado do Amazonas